Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Em Eunápolis, Zé Ronaldo denuncia abandono da UPA

Zé Ronaldo é aclamado em Eunápolis.
Zé Ronaldo é aclamado em Eunápolis.

“Dói no meu coração ver a população sem assistência médica e um prédio, construído com R$ 1 milhão, fechado. O povo baiano não merece isso”. Essa foi a reação do candidato ao governo pela coligação Coragem para Mudar a Bahia, Zé Ronaldo, ao ouvir relatos de diversos moradores de Eunápolis sobre a situação da saúde no município, que teve uma UPA recuperada e logo depois abandonada pelo governo do PT. Ele se comprometeu a colocar a unidade em funcionamento assim que assumir o governo do estado, em janeiro, e disse que fará uma apuração profunda sobre a irresponsabilidade do atual governador.

Zé Ronaldo, acompanhado pelo prefeito de Salvador ACM Neto e o vice-prefeito, Bruno Reis, da candidata a vice, Mônica Bahia, além dos candidatos ao senado Jutahy Junior e Irmão Lázaro, participou de carreata na cidade, localizada no extremo-sul baiano e foi abordado por dezenas de moradores sobre as dificuldades para a população conseguir assistência médica. A situação do Hospital Regional, é drástica, faltam leitos, remédios e médicos qualificados. Mais de 1 milhão investido na UPA 24h que nunca foi aberta e está abandonada. “A unidade encontra-se com muito mato e paredes rachadas; os equipamentos estão se estragando pelo tempo, a exemplo de um gerador de alta potência, móveis e equipamentos médicos; agora, precisa de mais 400 mil para reforma. Não podemos aceitar esse abandono”.

“A saúde aqui em Eunápolis está de mal a pior. Todo dia tem gente precisando da regulação e o nosso hospital regional não funciona. A quantidade de leitos é insuficiente. Quando o paciente consegue se internar, falta remédio e médico. O estado precisa rever essa situação. Não podemos continuar sem assistência médica”, reclamou a dentista, Manoela Ferreira, 34 anos.

O professor Pedro Lucas, 44, relatou um fato ocorrido com sua família: “É uma vergonha! Minha mãe precisou há uns seis meses fazer um exame e tive que fazer uma vaquinha com meus irmãos. Ninguém consegue fazer exames pelo SUS. Quem pode, paga e detecta o que tem. Quem não pode, fica penando”. O Hospital Regional é o único da cidade que atende casos graves e está superlotado, pacientes esperam, às vezes, um dia inteiro para serem atendidos. Além disso, a população não consegue marcar nenhum exame pelo SUS, pois os contratos com os laboratórios não foram renovados.

Zé Ronaldo ouviu atentamente os moradores e garantiu que vai dar um basta à situação de abandono. “Gastaram tanto para construir a UPA e a deixaram abandonada. Nunca foi aberta. Poderia estar funcionando e desafogar o Hospital Regional, que está superlotado. O governo do PT deixou os serviços essenciais de lado”. Mais de 300 veículos acompanharam a carreata por mais de 15 km pelas ruas de Eunápolis. Presentes, a candidata a deputada estadual Cordélia; os deputados federais Elmar Nascimento e Uldurico Junior e o ex-prefeito Paulo Dapé.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também