Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Equipes Ilhéus e Uruçuca são capacitadas para lançar indicadores sociais

Capacitação cidades sustentáveis.
Capacitação cidades sustentáveis.

Servidores da Controladoria Geral do Município de Ilhéus e da Gerência de Indústria e Comércio de Uruçuca participaram na última terça-feira (11), no Centro de Inovação do Cacau, na Universidade Estadual de Santa Cruz, da capacitação para lançamento de indicadores sociais na plataforma do Programa Cidades Sustentáveis. Os dois municípios são signatários da carta compromisso com o Programa, que sugere o uso de indicadores sociais, para que tanto o governo quanto a população possam medir com mais clareza os impactos das políticas públicas implementadas.

A capacitação foi facilitada pela coordenadora da Plataforma de Indicadores, Clara Meyer, que mostrou como as equipes devem disponibilizar corretamente os dados e fazer uso de todas as potencialidades da plataforma, que é gratuita para os municípios comprometidos.

O controlador geral do município de Ilhéus, Alex Santos de Souza, comenta que sua equipe já começou a lançar os indicadores, e a plataforma será um instrumento que auxiliará também na percepção da efetividade das ações do poder público. “A regionalização de indicadores é um exemplo das possibilidades desta ferramenta, pois permite visualizar e priorizar onde é mais necessário investir recursos. Na capacitação, também conhecemos a dinâmica do banco de boas práticas, que visa divulgar o que deu certo nos municípios para ser referência em soluções para outros municípios”, pontua.

A gerente de Indústria e Comércio de Uruçuca, Karine Alves, destacou que o uso da plataforma será um marco para a gestão: “vamos começar a lançar os indicadores agora e estamos cientes de que vai auxiliar nas tomadas de decisão, nas ações da gestão e na implementação de políticas públicas”.

Ambas as equipes avaliaram que a ferramenta vai auxiliar para que as gestões observem com mais clareza quais são as áreas e setores mais deficitários e, portanto, que precisam de mais atenção do poder público. Os dados abertos permitem que a população e o governo acompanhem as evoluções dos indicadores sociais, avaliando quanto cada ação realizada auxilia para melhorar os índices nos municípios.

Estes foram os dois primeiros municípios a serem capacitados para utilizar a plataforma. Ao todo, 19 gestores de cidades do território se comprometeram com o Programa, e mais quatro devem receber a capacitação até o fim do ano. Esta iniciativa é resultado da mobilização do Instituto Nossa Ilhéus, articuladora local do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com a Rede Brasileira de Cidades.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também