Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Crime: funcionário da COTI cobra taxa para liberar laudo pelo SUS

COTI entra na mira do Ministério da Saúde.
COTI entra na mira do Ministério da Saúde.

Uma paciente, que preferiu não se identificar, foi surpreendida com a sugestão de pagamento de suposta propina para agilizar o recebimento do resultado de um laudo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O caso aconteceu na Clinica Coti, localizada no centro de Ilhéus, do grupo da deputada Ângela Sousa e Mário Alexandre. A denúncia foi feita no programa Balanço Total, apresentado pelo radialista Tony Matioli, da Rádio Santa Cruz de Ilhéus. 

A paciente conta que o funcionário identificado por Ariel teria cobrado taxa de R$ 10,00 para liberação do resultado do laudo médico. De acordo com a denunciante, a Clinica COTI não emitiu recibo no ato do pagamento. Questionado pela paciente sobre a cobrança do procedimento, o funcionário disse que o laudo gera despesa com tinta, papel e até energia elétrica. 

A lei que regulamenta o SUS determina que as instituições credenciadas no sistema são proibidas de cobrar por procedimentos como exames, consultes e cirurgias. A cobrança indevida pode ser denunciada na Secretaria de Saúde do município ou do estado, no Ministério da Saúde ou na Polícia Civil. Além disso, a lei prevê quem for flagrado comercializando procedimentos pelo SUS pode responder criminalmente por obter vantagem indevida pela função que exerce.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também