Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

1ª vitória do DCE Volante da UESC

Vitória da DCE/UESC
Vitória da DCE/UESC

A primeira conquista do DCE Volante (política organizada pela Gestão Nós por Nós com o objetivo de enraizar o movimento estudantil, ampliar o trabalho de base e valorizar o trabalho criativo dos/as estudantes) veio a partir do curso de Ciências Sociais, a mudança das instalações do curso do Parque Desportivo para o Pavilhão Jorge Amado, já nesse semestre 2018.2. Essa demanda foi apresentada a Administração Superior no primeiro mês de gestão, entendendo-a como urgente, e ousamos dizer que esse fato histórico não é mera coincidência. Não é possível que um curso que exige tanta interdisciplinaridade e criatividade ficasse isolado do contato com o restante do ambiente educacional que é a universidade pública.

O curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz foi criado a partir do planejamento plurianual da UESC para o período 2008-2011. A proposta da criação do curso de licenciatura em Ciências Sociais tinha como objetivo atender à demanda existente na região de formação de profissionais para atuarem como professores/as de Sociologia no ensino médio, após uma recente decisão do Ministério da Educação que passou a tornar a disciplina obrigatória nas escolas públicas e privadas do país. São 10 anos de existência e de lá pra cá muita coisa mudou. Hoje, por exemplo, vivemos uma Reforma do Ensino Médio que desobriga a mesma disciplina.

A descida para o pavilhão Jorge Amado é o primeiro passo. Assim como a Gestão Pensar Coletivo (2012/2014), a Gestão Revolução (2014/2015), a Gestão Por Todos os Cantos (2016/2017), a Nós por Nós (2018/2019) é fruto de uma síntese, de uma história que só termina quando o curso de Ciências Sociais tenha a sua própria identidade, e consigamos construir um projeto de universidade verdadeiramente popular.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também