Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Barro Preto: agricultores recebem curso para modernizar a lavoura de cacau

Agricultores recebem orientações da lavoura.
Agricultores recebem orientações da lavoura.

Produtores de cacau do Município de Barro Preto vivem uma nova fase. Depois de um período difícil por causa de uma doença nas lavouras, a vassoura de bruxa, eles estão aprendendo a produzir um cacau de melhor qualidade. Na ultima terça-feira (17), a Secretaria de Agricultura e meio ambiente, com o apoio da Prefeitura municipal de Barro Preto, levou uma empresa (Dengo) especializada em manejo de cacau até os agricultores na Faz. Santo Antonio para um curso. 

O objetivo é melhorar a qualidade do cacau e aprimorar os agricultores com a nova forma de manejo.

Por meio do curso, os participantes estarão capacitados com a tecnologia de produção  cacaueiro para buscar a consolidação da expansão do agronegócio cacau para essas novas fronteiras. Serão abordados, em palestras proferidas por especialistas no assunto, diversos aspectos da cultura do cacau como: cultivo intensivo, ecofisiologia, melhoramento genético, fertirrigação, adubação, nutrição, enxertia, controle biológico de pragas e doenças do cacaueiro, entre outras abordagens.

Ação teve apoio da prefeita Ana Paula.
Ação teve apoio da prefeita Ana Paula.

“A Prefeita Ana Paula enfatizou a viabilidade do cultivo do cacau pelos pequenos produtores de Barro Preto e agregação de valor, a proposta é asse-gurar na localidade emprego e renda por meio da atividade cacaueira”.

Valorizar o produto também foi uma das maneiras para sobreviver do cacau depois da vassoura de bruxa. A doença causada por um fungo acabou com grande parte das lavouras da Bahia, no início da década de 90.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também