Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Prefeito de Ilhéus assina termos de concessão de uso do solo

Uso do solo regularizado.
Uso do solo regularizado.

“É muito bom saber que, da minha casa, agora, só quem me tira é Jesus! ”, declarou, emocionada, a cozinheira Maria Margarida Souza, 52 anos, moradora da Rua das Orquídeas, no Bairro Teotônio Vilela, após a assinatura do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que reconheceu o direito à concessão de uso do terreno de sua residência. Na tarde desta segunda-feira, 16, o prefeito também assinou outros cinco termos de concessão do uso de solo durante solenidade no Centro Administrativo do Município, no bairro da Conquista.

Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre declarou que é preciso estimular, de acordo com a Lei, a autoestima da população ilheense. “Garantir o bem-estar socioeconômico do nosso povo, estimular o progresso e o empreendedorismo, o crescimento de nossa cidade, baseado nos trâmites legais, vindo a transformar Ilhéus em uma cidade mais forte, é um dos nossos compromissos”, disse o prefeito.

A concessão de uso do solo é válida para residências e estabelecimentos comerciais. O contrato de direito legal de uso garante às pessoas que construíram imóveis, há mais de cinco anos, em terrenos do município, a legalidade de poder continuar usufruindo do espaço, com a geração de um ônus de baixo custo. “Para ter esse direito, a pessoa tem que obter os requisitos legais. Precisa estar no local há mais de cinco anos ou ter construído alguma coisa no imóvel, vindo a obedecer uma série de regras da lei. Não é só chegar lá em um bem do município e sair construindo”, disse o Sub Procurador Geral, Mozart Aragão.  

Segundo Mozart, a Prefeitura chama a atenção para a possível pretensão de construção em propriedades de seu domínio sem a devida autorização. “O município pode abrir um processo administrativo ou judicial, vindo a derrubar o imóvel, conforme o enquadramento legal da pessoa que estiver no local”, alerta o Sub Procurador Geral.

A aposentada Lídice de Araújo, de 79 anos, residente na rua do Cano, também beneficiária do ato do Prefeito, afirmou que carregava consigo um enorme sentimento de gratidão. “Éramos possuidores e agora temos a garantia de compra do imóvel. Sou proprietária! ”, disse com expressão de alegria e felicidade.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também