Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Atuação da rede Sus e Suas são foco do I Workshop de Saúde Mental

Secretário Rubenilton Silva comemora sucesso do evento.
Secretário Rubenilton Silva comemora sucesso do evento.

Realizado na manhã desta quarta-feira (06) no auditório da Justiça Federal, o I Workshop de Saúde Mental reuniu trabalhadores da saúde mental do município, do Sistema Único da Assistência Social (Suas), da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus, dos docentes e estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Durante a manhã foram discutidas as formas de fortalecimento de trabalho em rede dos profissionais; o fim dos hospitais psiquiátricos e a ressocialização na sociedade dessas pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental.  

“É um trabalho em rede que visa fortalecer os serviços e o trabalho com pessoas que possuem algum tipo de doença mental, temos vários desafios, tratamos essas discussões com muita seriedade. Estamos buscando as melhores formas e as mais eficazes de trazer essas pessoas para o seio da sociedade”, relata o secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva.

A roda de bate papo foi mediada pela psicóloga e especialista em Saúde Mental Coletiva e em Neuropsicogia, Naina Tranquilli Badaró, que abordou as especialidades da área de saúde mental com a professora da UESC, Nairan Morais Caldas; o médico militar e chefe de saúde da base regional de Ilhéus, perito psiquiatra, Gentil Araújo de Almeida Neto; a assistente social, coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Maria Aparecida Souza do Santos; e a usuária  do CAPS, Adriana  Jesus Matias.

Público lotou auditório da Justiça Federal.
Público lotou auditório da Justiça Federal.

Rosimeire Cardoso de Sousa, professora do Departamento da Saúde da UESC, destaca que o evento é um marco importante para integrar os trabalhadores das redes Sus e Suas que buscam o cuidar das pessoas que tem transtornos mentais e lembrar ainda o Dia Nacional da Luta Antimanicomial que foi comemorado no dia 18 de maio. “É um momento de integrar os trabalhadores das redes que são fundamentais na implementação de políticas públicas  buscando o cuidado e a liberdade das pessoas e das famílias com transtornos mentais”, destaca Rosimeire.

O evento teve ainda a presença da reitora da UESC, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro; do secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva; do diretor do Departamento de Ciências de Saúde da UESC, Cristiano de Santa’anna Bahia; da enfermeira Catilene Souza Florêncio Sampaio; da gestora da Alta complexidade do Suas, Daniella Hoisel; do Coronel Adelmo, entre outros convidados.

O I Workshop de Saúde Mental das redes Sus e Suas de Ilhéus é uma realização do Coletivo formado por profissionais de saúde mental do Sus e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também