Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Acordo de cooperação técnica entre municípios forma nova turma de GCM

Novos guardas municipais.
Novos guardas municipais.

Com o objetivo de integrar os membros da nova corporação ao exercício da Segurança Pública, os 42 GCMs, efetivos da corporação homônima do município de Camacã receberam, na última semana, os Certificados de Habilitação para incorporarem à Guarda Civil daquele município. O curso que foi promovido pela Guarda Civil Municipal de Ilhéus (GCM), referência de atuação no interior da Bahia. A capacitação só foi possível através de acordo de cooperação entre os municípios cuja proposta é promover grande diferencial na Segurança Pública na Bahia.

Os formandos foram submetidos a investigação funcional mediante apresentação de certidão negativa dos órgãos judicantes municipais e estadual. Durante o curso, foram abordadas práticas de Ordem Unida, Manuseio de Tonfa e Bastão, Algemação e Imobilização, Postura Funcional, Abordagem a Pessoas, Relações Interpessoais, Noções de Monitoramento e Vídeo-Monitoramento. O ato solene de entrega dos certificados ocorreu no auditório Câmara Municipal com a presença de familiares várias autoridades regionais.

Novas formações – Na oportunidade, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura de Ilhéus para capacitar as Guardas Municipais das cidades de Jussari, Arataca, Pau Brasil e São José da Vitória. Ao parabenizar os formandos, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre ressaltou o trabalho da corporação municipal que realiza o trabalho de vigia e proteção do patrimônio público. “Ações como esta estabelecem um novo olhar sobre a construção de uma nova base para a Instituição com melhor qualificação aos guardas municipais”, destacou o prefeito de Ilhéus.

A deputada estadual Ângela Sousa, presente à solenidade, parabenizou os novos integrantes da GCM de Camacã frisando a fundamental importância para a cidade e para a manutenção do bem-estar do cidadão. Na visão da parlamentar “as Guardas Municipais conquistaram o reconhecimento da população pelo importante trabalho que desempenham nos municípios. Hoje não se faz mais segurança pública sem essas corporações. A cooperação atua entre as polícias e fundamental na segurança dos cidadãos e no combate ao crime organizado”, pontuou.

Participaram também da cerimônia, os prefeitos, Bárbara Prado (Pau Brasil) e Oziel da Ambulância (Jussari); o presidente da Câmara de Vereadores de Camacã, Lauro Ferraz, o comandante da Guarda Municipal de Ilhéus, Leonardo Bandeira; o presidente da União Baiana das Guardas Civis Municipais (UBGCM), Aparício Souza; o inspetor Valdir da GCM de Itabuna; o inspetor França da GCM de Ilhéus, além de vereadores e secretários municipais.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também