Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

PSF do Iguape é mais um exemplo do avanço no atendimento da atenção básica em Ilhéus

PSF do Iguape avançando.
PSF do Iguape avançando.

Jussara chegou cedo ao PSF do Iguape, zona norte de Ilhéus. Estava ansiosa. Era dia de passar por mais uma ultrassonografia eter a oportunidade de ouvir, mais uma vez, os batimentos cardíacos de Davi. Aos cinco meses de gestação, Jussara Dias tem tido o acompanhamento clínico que precisa para manter a gestação sob controle. A enfermeira Marlise de Oliveira atualiza a ficha e dá a boa notícia:tudo em ordem com a mãe e com o feto.

Esta tem sido a rotina do PSF do Iguape. Todos os dias são oferecidos atendimentos em domicílio; marcação de consultas; pré-natal, preventivo; Crescimento e Desenvolvimento (CD); Planejamento Familiar; além de todos os tipos de curativos. Morador da região, o aposentado Nelerdy Brito, de 67 anos, elogia a qualidade do atendimento. “Muito bom, da atendente aos médicos”, destaca. “Nós, aqui somos tratados com respeito e temos médicos todos os dias”, completa.

Avanço – A diretora de Atenção Básica daSesau, Cláudia Patrícia, informa que a rede de atenção básica de Ilhéus possui 23 Estratégias de Saúde da Família, na zona urbana e na zona rural. No início de 2017, Ilhéus tinha uma das piores coberturas da atenção básica da Bahia, com apenas 17 por cento da população assistida. “Foi a herança que encontramos”, lamenta o prefeito Mário Alexandre. Hoje, de acordo com a secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, o município avançou para 42 por cento e a meta é chegar ao final deste ano com metade da população de Ilhéus assistida.

Para além de melhorar o atendimento,contratar médicos e ganhar o reforço de servidores do estado até então lotados no Hospital Regional – que encontra-se em reforma -a Prefeitura está investindo na recuperação dos postos de saúde. O prefeito Mário Alexandre assinou um pacote de obras de recuperação e ampliação de 10 unidades, com recursos próprios. Duas reformas já estão sendo executadas e outras duas serão anunciados esta semana, com início imediato. O prefeito também articula, em Brasília, a liberação de recursos federais para mais sete unidades serem beneficiadas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também