Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Reunião debate ação conjunta para revitalização do setor industrial em Ilhéus

Centro Industrial de Ilhéus em discussão.
Centro Industrial de Ilhéus em discussão.

Ter um diagnóstico do Distrito Industrial de Ilhéus (DII). Conhecer as demandas e, a partir deste trabalho, buscar melhorias e criar condições para atração de novas unidades industriais para a cidade. Esse foi o objetivo de uma reunião realizada ontem (12) à tarde, entre representantes da Prefeitura de Ilhéus, Governo da Bahia e lideranças do DII. O distrito que já chegou a ter apenas no seu Polo de informática 53 empresas em funcionamento, hoje conta apenas 19 em atividade.

“É preciso oferecer atrativos e contrapartidas para que o empresário se sinta motivado à implantar o seu negócio aqui”, destaca o presidente do Sindicato das Empresas de Eletroeletrônico (Sinec), Silvio Comin. “Sem apoio, as empresas partiram. A ideia de organizar e reativar o distrito através de uma ação conjunta de empresários e governo. Essa é uma condição muito bem-vinda para todos”, assegura.

Resultado positivo – Representando o Governo da Bahia, esteve presente à reunião a diretora de Atração de Investimentos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Andrea Lanza. A sua vinda a Ilhéus foi acertada semana passada, em Salvador, durante encontro com o secretário municipal de Indústria e Comércio (Sedic), Paulo Sérgio Santos e a deputada estadual Ângela Sousa.

Para Andrea Lanza, a reunião atendeu ao propósito de ouvir os empresários e saber, de fato, quantas indústrias se encontram instaladas e em pleno funcionamento no município. “A ideia é tentar reestruturar melhor o distrito”, assegura Lanza. Mas destaca que em virtude de o estado não ter condições de arcar com todas as despesas de infraestrutura, torna-se fundamental uma parceria com a Prefeitura, empresas e sindicatos.

Áreas para expansão – Otimista quanto a viabilidade de novos investimentos para Ilhéus, Paulo Sérgio, destaca a importância da construção de um Acordo de Cooperação Técnica entre o estado e o município. “Temos ainda muitos terrenos disponíveis para atração de novas oportunidades de negócio e de emprego”, assegura.  Nesta terça-feira (13), as autoridades vão percorrer áreas no DII e traçar quais os próximos passos que podem ser dados a partir deste encontro.

Estiveram reunidos os secretários Paulo Sérgio Santos (Industria e Comercio); Sérgio Souza (Relações Institucionais); Andrea Lanza e Camila Vazquez (Governo da Bahia); Nilton Cruz (Empresário); William de Araújo (Accept Informática); Sérgio Toledo (WDC); Railda Conceição (Sudic); Gentil Pires e Silvio Comin (Sinec).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também