Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Prefeito de Ilhéus destaca o início de um novo tempo na saúde pública do município

Visita guiada no Hospital Costa do Cacau.
Visita guiada no Hospital Costa do Cacau.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, definiu o dia de hoje (15) como “histórico e decisivo” para o avanço da saúde pública em Ilhéus, ao acompanhar o governador Rui Costa na visita guiada que fez, pela manhã, com a imprensa de todo o estado no Hospital Regional Costa do Cacau.

Instalado às margens da BR-415, o Hospital Regional da Costa do Cacau começa a funcionar já no domingo (17), com a realização de cirurgias eletivas do mutirão promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Até ontem (14) a tarde já haviam sido confirmadas 414 cirurgias.

O Governo investiu R$ 120 milhões nas obras físicas e na aquisição de equipamentos da unidade, que vai atender a cerca de 70 municípios da região sul da Bahia.  “Estamos colocando em prática a regionalização da saúde, com serviços de alta complexidade. Este é o primeiro hospital público do interior com serviços de cardiologia intervencionista, cirurgia cardíaca e hemodinâmica. Esta nova unidade vai melhorar muito o atendimento de toda a região da Costa do Cacau, elevando o padrão de qualidade da nossa saúde pública”, afirmou o governador. 

Melhorias – Com a inauguração do Hospital Costa do Cacau, a Prefeitura de Ilhéus vai investir na reestruturação da rede básica, com a recuperação de postos de saúde, construção de novas unidades e a contratação de profissionais e vai assumir a gestão do antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho, construído na década de 1970, que passará por reformas e adequações para abrigar um Hospital Materno-Infantil, com UTI Neonatal, para atender a toda a região. Partos de alto risco passarão a ser feitos no Luiz Viana.

“Encontramos uma saúde em estado crítico. Tivemos pouco tempo para implantar todas as mudanças previstas. Isso não se faz da noite para o dia. É preciso tempo e coragem para fazê-las e vamos avançar”, destacou o prefeito de Ilhéus.

Hoje, durante a visita guiada que fizeram juntos, o prefeito Mário Alexandre entregou ao governador o projeto de engenharia do Hospital Materno-Infantil. A expectativa do governador Rui Costa é de licitar a obra em janeiro para que os serviços sejam iniciados no primeiro semestre do ano que vem. Até o início das obras, o antigo hospital continuará funcionando com atendimento de pediatria. O governador estima um prazo de oito meses para a conclusão das reformas, pois o volume de intervenções previstas é muito grande.

Avanços – Integrante da comitiva do governador, a deputada estadual Ângela Sousa destacou a importância do novo hospital na consolidação dos avanços da saúde pública de Ilhéus. “O que está sendo dado é mais dignidade para quem mais precisa da saúde pública da região”, destacou. Para o senador Oto Alencar, o Hospital Costa do Cacau traz para a região a resolutividade em atendimentos de Média e Alta Complexidade, “na medida em que o doente vai chegar e encontrar a solução para o seu problema”.

O diretor técnico do novo hospital, Cláudio Moura Costa, definiu a sua nova missão como sendo “um desafio prazeroso”, pelo fato de estar diante de um empreendimento público “raro, por sua qualidade”. Deputado federal, Paulo Magalhães disse que o que a população regional recebe do governador Rui Costa nada mais é do que o seu exemplo de seriedade e de espírito público. “Esta harmonia entre o prefeito Mário Alexandre e o governador dará uma alavancada na saúde pública de Ilhéus”, afirmou.

Equipamentos de ponta – Dentre os equipamentos de alta tecnologia, o hospital conta com o mais moderno equipamento de hemodinâmica do país – uma máquina de cateterismo cardíaco, cerebral e vascular periférico, totalmente digital, capaz de realizar exames dinâmicos em 3D. O aparelho realiza, além dos tradicionais exames cardiológicos, tratamentos de aneurismas e más formações cerebrovasculares, tornando a região sul um centro de referência estadual para a neurointervenção e cardiologia intervencionista. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também