Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Contrato para início da Estrada do Chocolate é assinado na Fenagro

Estrada de chocolate, Ios.
Estrada de chocolate, Ios.

O Verão baiano contará com mais um atrativo para os turistas de todo o mundo. Foi assinado hoje (01º), em Salvador, durante a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), o contrato para início do projeto Estrada do Chocolate, primeira estrada temática da Bahia. O projeto é fruto de uma parceria do Governo do Estado, Costa do Cacau Convention Bureau, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) e prefeituras de Ilhéus e Uruçuca. 

O contrato foi assinado na presença do secretário do Planejamento e vice-governador, João Leão; do secretário de turismo da Bahia, José Alves; secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Vivaldo Mendonça; secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues; secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto; presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Rafael Espírito Santo; e do secretário de turismo de Ilhéus, Roberto Lobão. 

“Fico muito feliz ao ver esse projeto, que começou a ser planejado há alguns anos, efetivamente acontecendo. É muito importante essa parceira do Governo do Estado para Estrada do Chocolate, lançando as Rotas do Cacau. Passamos a ter um produto diferenciado que pode servir de modelo para outras regiões do estado da Bahia e buscamos a excelência e qualificação do turismo. Essa integração da produção e do turismo, estimulando o turismo rural, demonstra que estamos no caminho certo. Agradecemos a todos os parceiros”, afirma Marco Lessa, presidente do Costa do Cacau Convention Bureau e idealizador do projeto. 

A Estrada do Chocolate passa pelas cidades de Ilhéus e Uruçuca, chegando à BR 101. No roteiro, os turistas vão conhecer a cultura do cacau e a produção do chocolate, por meio de visitas a fazendas existentes ao longo da BA-262, com sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. O roteiro inclui ainda as fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet, fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, Estação Rio do Braço, arquitetônico da sede do antigo distrito de Ilhéus e a Biofábrica do Cacau, dentre outros atrativos. ‘’É uma grande ação integrando o cacau, o chocolate e as fazendas, e promovendo um salto na requalificação dos nossos produtos turísticos’’, ressalta Rafael, da ATIL.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também