Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Em Seminário sobre Educação Profissional, prefeito destaca protagonismo do jovem como ferramenta de transformação

Seminário sobre Educação Profissional.
Seminário sobre Educação Profissional.

Ao participar hoje (29) pela manhã, ao lado do secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, da abertura do Seminário Territorial de Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun (CEEP) – antigo Colégio Estadual, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, disse que o desafio do seu governo na área de educação é poder fazer valer um novo modelo de gerência, com a participação efetiva das ideias da escola.

“A proposta não é só recuperar o prédio, como já estamos fazendo e iremos continuar fazendo. É estar dentro da escola participando, alunos, professores, diretores. Vocês, alunos, quem estiver dentro da escola, precisam ser donos das ideias novas”, disse, na presença de centenas de adolescentes que fazem cursos técnicos na instituição que sedia o seminário.

O secretário Walter Pinheiro também destacou este modelo de educação que ganha cada vez mais espaços nos territórios da Bahia e disse que o jovem só consegue saborear o talento quando se permite juntar conteúdo com habilidade e competência. “Esta última, prefiro definir como sendo a iniciativa de aplicar na prática o que aprendeu, botar, de fato, para funcionar”, destacou.

100 por cento – Até 2019, o governo da Bahia tem como meta chegar à oferta de Escolas Profissionalizantes em todos os 417 municípios da Bahia. Hoje, o secretário lançou oficialmente o Projeto Escritórios Criativos que vai ajudar na valorização do projeto e promover oportunidades para o jovem estudante técnico da Bahia. O projeto tem a proposta de articular as universidades, os Centros da Educação Profissional e Tecnológica e o SEBRAE, para atender demandas de empresas, comunidades e dos próprios estudantes por produtos e serviços nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Para a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, é evidente o avanço no número de Centros de Educação Profissional instalados no Estado. “Tenho defendido junto às instituições de educação superior públicas que devemos nos unir em território olhando as cadeias produtivas locais, o planejamento territorial e trabalhando em rede, para estruturar a forma de caminhar da universidade na graduação e na prós graduação e assim teremos os vínculos da educação superior antenados ao olhar da sociedade e honrando o pacto social que faz com que as universidades públicas estejam à serviço da sociedade”, afirmou a reitora.

“Vamos formar consórcios, parcerias, para ofertar serviços para os arranjos produtivos territoriais”, completa Durval Libânio, da Secretaria Estadual de Educação. “O que queremos na essência não é formar apertadores de botão. A ideia que geralmente se tem dos cursos profissionalizantes é de ver jovens trabalhando com máquinas, equipamentos de grande porte. Aqui temos o exemplo que a Bahia está fazendo diferente. Temos, por exemplo, o curso de teatro aqui em Ilhéus. Esta é a prova de que a nossa meta é formar cidadãos”, completou Pinheiro.

Territórios – Angélica Anunciação, coordenadora regional dos Territórios da Bahia, destaca que desde 2003 quando começou a discussão sobre territórios no Brasil, a Bahia se articula para ser referência no setor. “Por isso é extremamente importante fazer a sociedade e os entes públicos entenderem a importância da política territorial. Não é novidade no mundo. Todo Pais desenvolvido em algum momento fez isso em sua história para promover a descentralização da aplicação das políticas”, afirmou.

O Seminário Territorial de Educação Profissional e Tecnológica, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, prossegue até amanhã (30) com a realização de mesas redondas e palestras sobre diversos temas correlatos à Educação Profissional, além de apresentações institucionais de programas federais e de novas ofertas no setor. Por determinação do prefeito Mário Alexandre, representações das secretarias municipais de Educação e da Indústria e Comércio participam ativamente dos debates.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também