Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

UESC suspende colação de grau de estudantes de Enfermagem

Estudantes pretendem acionar UESC na justiça.
Estudantes pretendem acionar UESC na justiça.

Danos financeiros, morais e psicológicos. Esse pode ser o resultado de uma mudança, em cima da hora, na data de colação de grau da turma de Enfermagem 2017.1 da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O sonho, que se concretizaria com a solenidade na próxima sexta-feira, 1º de setembro, virou pesadelo há dez dias, quando a turma foi avisada pelo colegiado de que não seria mais possível se formar naquela data.

A comissão de formatura procurou nossa redação e relatou que o pedido de colação foi feito ao colegiado acadêmico no dia 4 de maio, como determina a resolução nº 312006 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), e a data foi confirmada reiteradas vezes pelo colegiado à comissão. De lá até cá, muitos preparativos, como aluguel de espaços para festas, contratação de buffet, ornamentação e bandas, aula da saudade, confecção de convites e ensaios fotográficos e culto ecumênico.

Mas o balde de água fria veio no dia 14 de agosto, 17 dias antes da data prevista pra solenidade, quando a comissão foi informada da mudança, de forma extraoficial, pelo colegiado, como informou pela comissão. A mudança foi motivada por uma norma interna, negligenciada pelo colegiado, que veta colação de grau antes de transcorridos dez dias do fechamento do semestre. Assim, a solenidade só poderia acontecer nos dias 12, 15 ou 21 de setembro.

As normas da Universidade Estadual de Santa Cruz determinam que o colegiado acadêmico de cada curso é responsável pela organização das colações de grau. Dessa forma, a comissão de formatura da turma de Enfermagem considera que houve negligência por parte do órgão, acarretando em prejuízos diversos.

“Vale ressaltar que durante todo esse período até o presente momento, a comissão entrou em contato diversas vezes e por diversos meios com o colegiado, tanto com coordenação quanto com a secretaria, os quais sempre assumiram uma postura afirmativa a respeito da confirmação da data da solenidade”, afirma a comissão .

Além das perdas financeiras mais objetivas, como reagendamento do aluguel de espaços para festas, há estudantes de outras regiões que sequer renovaram seus aluguéis no eixo Ilhéus-Itabuna, pois acreditavam que, após a colação de grau no dia primeiro de setembro, iriam retornar às suas cidades.

O último recurso tentado pela turma foi sem sucesso. Na semana passada, uma reunião definiu que o tema seria levado pelo colegiado de Enfermagem ao Conselho Superior, que se reuniu nesta quinta, dia 24, no auditório da torre administrativa. Para surpresa da comissão de formatura, o colegiado sequer solicitou a inserção do tema na pauta do Consepe. Ainda assim, o assunto foi discutido informalmente e o pedido para manter a colação na data original foi negado.

Dessa forma, a comissão pretende acionar a justiça, por entender que não podem os formandos arcar com prejuízos causados por equívocos de pessoas que deveriam cuidar do processo burocrático que envolve a colação de grau na universidade.

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também