Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Ciclistas participam de sessão na Câmara de Vereadores

Plenário Gilberto Fialho.
Plenário Gilberto Fialho.

A sessão da última quarta-feira (16) contou com a presença da Associação Ilheense de Ciclismo, que através seu presidente, Agnaldo Batista, utilizou a tribuna para explicar a situação dos ciclistas e a demanda por melhoria nas ruas através da inclusão de ciclovias e ciclofaixas no município. A associação foi convidada pelo vereador Juarez Barbosa.

De acordo com a associação, existem diferenças entre ciclovia, que é um espaço separado para fluxo de bicicletas, onde existe uma separação seja por mureta, meio fio ou grade; a exemplo das ciclovias nas orlas das praias, e ciclofaixa, configurada quando há uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo. Para eles, é necessária a instalação das mesmas em Ilhéus para dar mais segurança aos ciclistas. A educação de motoristas, motociclistas e pedestre no trânsito, em relação às bicicletas também foi alvo de debate durante a sessão.

A associação informou que a presença da bicicleta promove uma vida mais saudável é benéfica ao meio ambiente, e citou também a luta dos Holandeses, que conseguiram transformam Amsterdam numa cidade praticamente sem carros.  Eles lembraram ainda que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito pelas ruas.

Dia do ciclista – 19 de agosto é o Dia Nacional do Ciclista.  A data foi escolhida para homenagear o ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006 após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília, quando tinha apenas 25 anos. O motorista que o atropelou dirigia em velocidade excessiva e estava embriagado. Na manhã do domingo (20), a partir das 08h, um passeio ciclístico será realizado em comemoração à data. A grupo sairá da Praça Castro Nere (Ponta da Pedra), na Avenida Princesa Isabel.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também