Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Barro Preto promove 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde e IV Conferência Municipal da Saúde

Barro Preto promove uma serie de atividades.
Barro Preto promove uma serie de atividades.

O município de Barro Preto realizará a etapa municipal da Conferência Nacional de “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade” no próximo dia 25 de agosto de 2017, a partir das 08h, no auditório do CRAS, situado à Rua José Alberto Costa da Silva, em Barro Preto. 

Esta conferência foi convocada pelo Ministério da Saúde, em 2016, sendo disciplinada pela Resolução CNS nº 535, de 19 de agosto de 2016, tendo como eixo central as discussões sobre a Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro.

A 1ª Conferência Municipal da Vigilância em Saúde de Barro Preto acontecerá, simultaneamente, com a IV Conferência Municipal de Saúde, que traz como tema: “O SUS e o papel do cidadão”, tendo como direcionamento principal a elaboração do diagnóstico coletivo da saúde do município e a construção das diretrizes para a Política Municipal de Saúde para o quadriênio 2018 a 2021. 

Para a Conselheira Conceição Barbosa Oliveira, atual Presidente do Conselho Municipal de Saúde, a participação da sociedade civil organizada, dos gestores e dos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] de Barro Preto, propiciará o debate sobre às atuais reformulações na Política Nacional de Atenção Básica adotadas pelo Governo Federal.

Na opinião da Prefeita Ana Paula Silva Simões, “as reflexões sobre as mudanças nos marcos regulatórios dos gastos públicos, principalmente, com relação à redução de investimento no SUS, devem ser objeto das discussões nesta plenária da Saúde”. Por outro lado, a gestora sinalizou que “o Governo Municipal – Cuidando da Nossa Gente, tem direcionado esforços para garantir a efetivação dos espaços de interlocução democrática no âmbito da administração pública, por entender que o aprimoramento do controle social e a gestão compartilhada são pilares de sustentação para a construção de uma “Saúde Pública de qualidade: direitos e deveres do cidadão”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também