Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Família ilheense é resgatada de trabalho escravo no ES

Família trabalhava em condições análogas à escravidão no Espírito Santo.
Família trabalhava em condições análogas à escravidão no Espírito Santo.

Uma família de Ilhéus composta de nove pessoas foi resgatada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Polícia Federal em uma situação de trabalho semelhante à escravidão em uma plantação de tomate, em Brejetuba, no Espírito Santo. A família estava há seis meses sem salário e tinha várias dívidas com o suposto patrão. 

Os membros da família trabalhavam sem receber salário, a troco de um pouco de comida, dormindo no chão de concreto frio de uma casa insalubre. A jornada de serviço começava antes de o sol nascer e adentrava a noite. Toda atividade também era vigiada por capangas, que descarregavam palavras de ameaças e humilhações.

“Lá, a gente era tratado igual cachorro. O dinheiro ficava todo na vendinha da propriedade. Eles prometeram R$ 40 mil e disseram que a gente ia ganhar dinheiro. Chegando lá, a gente passou a trabalhar de domingo a domingo, igual escravo, só para receber comida”, desabafa Gilmar Oliveira Borges, de 34 anos.

Os auditores fiscais classificaram o caso como típico trabalho análogo à escravidão. A família pagava R$ 130 de aluguel por mês em uma residência precária e insalubre, onde vários deles tinham que dormir no chão. “Também tinham as fortes ameaças que eles sofriam no local”, afirma o auditor fiscal do trabalho, Rodrigo de Carvalho. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também