Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Ilhéus: Usuários denunciam precaridade no Tratamento Fora de Domicílio (TFD)

Usuários na bronca com a secretaria de saúde.
Usuários na bronca com a secretaria de saúde.

Usuários do Departamento de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, denunciaram a precariedade do serviço a reportagem do site Fábio Roberto Notícias nesta sexta-feira, 20. Familiares de pacientes que necessitam ser levados para outras cidades, devido à inexistência de atendimento em algumas especialidades no município, reclamam da dificuldade em obter o serviço e pouco apoio financeiro em casos de auxílio alimentação e hospedagem. 

Uma mulher, que prefere não se identificar, afirmou que utilizar o serviço tem sido difícil. Ela leva a filha para fazer tratamento em Salvador quase que todos os meses. A criança enfrenta sérios problemas de saúde, dentre eles fibrose cística (doença genética que atinge o pâncreas, pulmão e intestino, resultando que o organismo não absorve as proteínas dos alimentos normalmente). “Preciso do auxílio alimentação e de hospedagem, mas o dinheiro é pouco e não dá. O valor pago pela prefeitura é de apenas R$ 30 reais. Tenho que contar com a solidariedade dos outros. É um absurdo uma coisa dessa”, reclamou. 

Com a situação cada vez mais complicada, os pacientes ficam sem ter a quem recorrer. “Já levei o problema ao conhecimento do Conselho Municipal de Saúde, mas a entidade demonstrou desinteresse pelo caso. Pensei em desistir do tratamento, porque eu não tenho a quem pedir ajuda. A única alternativa é que o novo prefeito, o secretário de Saúde, libere os pagamentos que estão atrasados.”, disse a mulher.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também