voto-aberto-ja

Voto aberto já, na Câmara de Ilhéus.

Diante da bagunça e insegurança instalada na última eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus, período 2015/2016, o vereador Cosme Araújo (PDT), apresentou nesta 3ª feira, 08/11, Projeto de Resolução nº 030/2016 que dispõe sobre alteração no Art. 184 do Regimento Interno, passando a vigorar da seguinte forma: Voto Aberto em todas as modalidades de votação no legislativo ilheense, especialmente Eleição da mesa diretora ou a destituição dos seus membros. “Precisamos votar urgentemente esta resolução para que a próxima mesa diretora desta casa seja eleita de forma aberta e transparente”, adverte Cosme Araújo.

Essa é uma medida defendida por todos os munícipes, instituições organizadas e, principalmente pela imprensa, que sempre cobrou transparência e clareza dos atos do poder legislativo ilheense. E, a Câmara de Vereadores tem autonomia administrativa e respaldo legislativo para adotar tal medida, mudando de vez a redação do regimento interno no seu Art. 184, incisos e § Único.

Estabelecer o voto ABERTO na Câmara de Vereadores de Ilhéus, em todas as situações de votações, representa um avanço na relação da Câmara para com a sociedade. Esse é um anseio do povo que cobra transparência das ações dos seus representantes. “Todos nós devemos satisfação das nossas ações ao nosso eleitor. Portanto, o voto secreto está na contramão do nosso tempo. Nossa democracia amadureceu e não se faz necessário votar secretamente mais nada. Sepulta-se, inclusive, de vez, as dúvidas quanto à venda do voto para escolha do presidente, algo sempre especulado nas terras dos sem fim”, enfatiza o autor deste Projeto de Resolução, vereador Dr. Cosme Araújo.

O Projeto tramita na CCJ e segue para votação em caráter único e maioria simples ainda neste mês de novembro, com eficácia imediata.

*Texto: Elias Reis, assessor de comunicação do vereador Dr. Cosme Araújo*