Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

‘A impunidade alimenta a corrupção’, diz Sergio Moro em Porto Seguro

Moro participou de evento em Porto Seguro.

O juiz responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro, participou na tarde desta sexta-feira (4), em Porto Seguro, cidade do sul da Bahia, do VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje). Em sua apresentação, Moro afirmou que a Petrobras gastou R$ 6 bilhões em pagamentos de propina só em 2015. Ele também pediu que os juízes de todas as instâncias tomassem iniciativas, não deixando os crimes impunes, para prevenir a corrupção. “A impunidade alimenta a corrupção”, disse Moro.

“No desdobramento começou a constatar que esses profissionais controlavam diversas empresas de fachadas e as contas dessas empresas recebiam depósitos milionários de algumas das principais empresas de construção civil e industrial do Brasil, fornecedoras das Petrobras de serviços e obras. Isso e a relação pessoal desses indivíduos levantaram uma bandeira vermelha. Descobrimos contas secretas no exterior sem declarar as autoridades públicas e com isso provas significativas de corrupção”, completou.

Conforme Sergio Moro, a corrupção não ocorria como uma exceção, mas como um padrão de comportamento. “Era uma espécie de regra do jogo”, disse. As regras era muito definidas se cobravam 1 ou 3 % dos contratos. Ainda de acordo com o juiz, os contratos milionários eram divididos entre dirigentes da empresa e partidos políticos, inclusive partidos que se encontravam de lados opostos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também