Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Ilhéus: As pesquisas que ninguém nunca vê!

pesquisa
São as famosas pesquisas lobisomem.

Analista vê resultados tendenciosos nas pesquisas eleitorais. Especialista sustenta que, assim como alguns veículos da mídia, o viés é facilmente percebido. Célia Retz defende que os levantamentos de intenção de voto são retratos de momento, mas erros muito grandes podem comprometer credibilidade.

Para a socióloga Célia Retz, os resultados de intenção de votos divulgados por institutos de pesquisa sugerem viés ideológico. Ela compara a percepção dessa tendência de favorecer um ou outro candidato na seleção de amostras e na confecção do questionário que podem favorecer um ou outro candidato.

Segundo a professora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp), as pesquisas são o único instrumento para se obter uma foto de um determinado momento. Além disso, ela descarta um peso excessivo dos resultados das pesquisas sobre a opção do eleitor. “Vários outros fatores vêm antes”, calcula.

Para conferir a matéria completa clique no leia mais.

Embora não explicite quais institutos estariam mostrando viés em seus resultados, Célia Retz alerta que há benefícios indiretos para os candidatos mais bem posicionados. “Os levantamentos têm muito mais poder para amparar os partidos em alianças e na busca de recursos para campanha. Pode ainda ajudar a mobilizar ou desmobilizar a militância de um partido”, sustenta. Célia

A única pesquisa censitária que pode comprovar o resultado é a eleição. Mesmo numa pesquisa sobre o produto, não há como confirmar os dados, mas a votação sim. Um instituto não pode errar muito, se favorecer um candidato, será um ex-instituto.

Faltando dias para a eleição, a ideologia pode até contribuir para algum candidato. Assim como o instituto não é isento, e principalmente quando é pago por um candidato, a empresa pode fazer o levantamento favorável, pode fazer um questionário que conduza para um lado ou outro. Para minimizar esses problemas é que o Tribunal Superior Eleitoral exige que seja informado quem paga pela conta. Assim, a pesquisa é divulgada por interesse de quem encomendou. Conclui a professora


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também