DSC_0096
Secretária de assistência social de Ilhéus é conivente com o descaso.

Sujos, muitas vezes alcoolizados, os moradores de rua já fazem parte da paisagem na principal praça pública de Ilhéus, J.J Seabra. Alguns constrangem e incomodam os visitantes. Outros chegam a ameaçar quem não aceita dar esmola. Na manhã desta quinta-feira, 07, um mendigo foi flagrado ameaçando uma motorista porque não pagou pelo carro estacionado. Quem trafega na praça dos dois poderes, além de enfrentar sensação de insegurança, são ameaçados o tempo inteiro.

Segundo o autônomo Roberto Almeida Santos, isso já acontece há muito tempo. “Eles fazem suas necessidades fisiológicas, dormem e fazem sexo em praça pública e ninguém toma uma providência. Já tirei fotos, enviei para o setor responsável da prefeitura, mas, até agora, tudo do mesmo jeito. Uma tremenda falta de vergonha das autoridades”, critica.

DSC_0098
Praça JJ Seabra virou moradia de mendigos.

Os lojistas disseram que não suportam mais o constrangimento provocado pelos mendigos que estão arruaçando de dia a noite. “É dever do poder público acomodar esses moradores de rua em um ambiente digno e com as garantias como qualquer outro cidadão. É muito vergonhoso para nós, lojistas e consumidores, verem todos dias esse pessoal cometendo badernas no espaço público e até uso de entorpecentes. É necessário que o poder público intervenha o mais depressa possível “, reclama um lojista.