Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Graças ao Vereador Cosme Araújo Semana de Prevenção a Diabetes agora é Lei em Ilhéus

sadfsdfasd
Mais uma ação positiva do vereador Cosme Araújo.

Foi sancionado pelo executivo, LEI Nº 3.773, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015 (PL nº 155/2013), que Institui a Semana Municipal de Prevenção a Diabetes em Ilhéus. Para o autor do projeto, Cosme Araújo (PDT), Ilhéus já figura com um alto índice de portadores da doença e, é necessário à atenção do poder público na prevenção e controle. “Saúde Pública é um direito do cidadão e uma obrigação do Estado”, afirma.

Levantamento do Ministério da Saúde em novembro último, apontou que a diabetes mata quatro vezes mais que a AIDS e supera também o número de mortos em acidentes de trânsito no Brasil. Ainda segundo o ministério, em 2010 – ano que se iniciou a coleta de dados para a análise em 2012 – cerca de 50 mil pessoas morreram por consequência direta da diabetes. Outros 68,5 mil, aproximadamente morreram de outras doenças, como câncer e problemas cardíacos, mas tinham a diabetes como um fator associado, que agrava o quadro dessas enfermidades. No total, quase 123 mil diabéticos faleceram. No leia mais confira a matéria na integra.

Durante a vigência da semana, será divulgado pelo poder público municipal por meio de atividades e audiências públicas entre outros recursos que estejam de acordo com sua esfera de competência, informações com intuito de orientar a população sobre os cuidados adequados na prevenção e controle da Diabetes e, sempre em parceria com universidades e faculdades locais; hospitais e clinicas e, principalmente com a ADI – Associação dos Diabéticos de Ilhéus. “O projeto é importantíssimo e graças ao Defensor do Povo, Cosme Araújo, podemos criar alternativas de mais ações e dinamizações dos nossos projetos de políticas públicas”, afirma Srtª Celinha Cardoso.

dsfsdfasdasd


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também