Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Vereador Cosme Araújo declara apoio a cultura e marcou presença nos eventos dos grupos de Capoeira Arte Malê e Capoeira Negra Raiz

SAM_0044

O vereador Cosme Araújo, incentivador também no segmento cultural, foi conferir de perto a 10ª edição do “Festival de Capoeira Arte Malê”, que foi realizado neste domingo, 09, na área de eventos do Colégio Modelo, na Avenida Esperança.

SAM_0039

O festival, segundo o professor Marcos, tem como objetivo difundir na comunidade a prática da atividade física e favorecer o intercâmbio cultural e esportivo. Participam da festa aproximadamente 300 capoeiristas, divididas em várias categorias, e de cidades como Ilhéus, Itabuna, Jequié, Poções, Ipiaú, Uruçuca, Itamarati, Itacaré e Salvador.

O parlamentar destacou em seu discurso que a capoeira é parte de nossa identidade e que merece ser mais valorizada e incluída nas práticas de políticas públicas no município de Ilhéus. “Cumprimento a todos por esse evento maravilhoso e, ao mesmo tempo, parabenizo o Mestre Paulo por essas gerações que tem ensinado a admirar e amar a capoeira, uma arte tão bonita e importante para todas as classes”, ressaltou Araújo.

SAM_0036

SAM_0040

SAM_0047

SAM_0043

Ainda  no domingo, o vereador Cosme Araújo também prestigiou o 8º Batizado e Encontro, o 4º Ginga Ilhéus, no Colégio Profª Horizontina Conceição, situada no bairro Hernani Sá, zona sul. O evento contou ainda com oficinas, palestras e rodas como formas de fomentar a cultura popular, as tradições e a hierarquia da capoeira.

IMG-20150809-WA0039

De acordo com o professor, fundador e presidente da Associação Cultural de Capoeira Negra Raiz, Rafael Gomes, “é fundamental promover eventos como este, em que a cultura baiana pode ser compreendida pelo público e principalmente absorvida e empreendida pelos praticantes. Sem dúvidas, a capoeira é um grande instrumento de transformação social, em que crianças e jovens sujeitos à vulnerabilidade social podem ser resgatados por essa arte e receber um rico legado de valores e formação humana”, explica.

O vereador Cosme Araújo pre-candidato a Prefeito de Ilhéus, ainda teve tempo para torcer pelo Colo-Colo no estádio Mario Pessoa na primeira vitória na série D.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também