Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

O ADEUS DO PORTO SUL EM ILHÉUS

portoA crise que envolve o Porto Sul poderá inviabilizar o projeto, a partir de empresas multinacionais com a queda do preço da tonelada do ferro, que desabou aliada às dificuldades em relação à licença ambiental do grande projeto, poderá levar à inviabilização do Porto Sul, mas não somente do porto, também da ferrovia Oeste-Leste. Ambas poderão não chegar a lugar algum, justo em consequência dos problemas que envolvem o aguardado projeto.
Na ferrovia e no porto o governador Jaques Wagner empenhou todas as suas fichas e despendeu um enorme esforço para viabilizar a grande obra. Se a crise, somada a desentendimentos dos sócios internacionais – indiano e do Cazaquistão – uma solução imprevisível seria a transferência do porto para a Baía de Todos os Santos, onde já existem os portos de Aratu e o de São Roque do Paraguaçu. Isto levaria a um desvio da ferrovia Oeste-Leste para esta direção, o que significaria um aumento de 130 km na sua extensão, o que não chaga a ser muito.
Poderá, se a situação chegar a dificuldades intransponíveis, ser a única solução para que a ferrovia não se torne fantasma e o Porto Sul não se transforme num mero sonho.

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também