Coronavírus: polícia civil de Ilhéus e comunidade arrecadam alimentos para famílias carentes

Ação social da polícia e comunidade.

Ação social da polícia e comunidade.

Policiais civis pedem apoio da população para arrecadar alimentos não-perecíveis que serão doados às famílias carentes que estão sofrendo devido ao isolamento social.

Segundo Diego Messias, vice-presidente adjunto do Sindpoc, entidade responsável pela campanha, é essencial levar alimentos para as famílias em situação vulnerabilidade de nossa cidade. O isolamento social devido ao Covid-19 estagnou a renda dos trabalhadores informais, gerou inúmeros desempregados e, com isso, pessoas podem morrer de fome. Dessa forma, devemos ser solidários e ajudar quem mais precisa neste momento.

As arrecadações estão sendo realizadas em caixa coletora na Delegacia Central de Ilhéus (7ª COORPIN), próxima à Praça Cairu, e nas caixas coletoras que estarão disponíveis nos Supermercados Meira. Além destas opções, pessoas ou empresas que desejarem doar quantidades maiores, basta entrar em contato com a Policia Civil, que o policial irá buscar o alimento, contribuindo assim, com as recomendações de isolamento das Autoridades de Saúde.

Secretaria de Desenvolvimento Social desmente fake news

Mais uma fake news é desmoralizada.

Mais uma fake news é desmoralizada.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) informa que é falsa a notícia a respeito de uma suposta transferência, por parte do órgão, de pessoas em situação de rua para as instalações do prédio do Abrigo São Vicente de Paulo, como veiculado em alguns blogs regionais.

De acordo com o secretário da pasta, Rubenilton Silva, “há algumas semanas a equipe da SDS realizou uma visita à Casa de Retiro Nossa Senhora das Graças, que está situada ao lado do Abrigo São Vicente, no bairro da Conquista, para uma possível parceria”. O objetivo era realizar a transferência da sede da SDS, bem como, do Abrigo Institucional, para a Casa de Retiro, tendo em vista que possui uma estrutura adequada com 46 quartos para funcionar os serviços e programas sociais. No entanto, a parceria não se concretizou.

A ideia, caso a parceria fosse realizada, era transferir o Centro Especializado de Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) para onde funciona atualmente o Abrigo Institucional, sito à rua Vereador João Batista de Souza (antigo Pontalzinho), nº 178, Conquista. O imóvel possui um amplo espaço, com quartos para melhor acolher e realizar as oficinas, palestras e atendimentos com psicólogos e assistentes sociais. Além disso, além de sediar o Centro Pop, o imóvel do Abrigo Institucional, serviria, também, para que as pessoas em situação de rua passassem a noite no local, caso desejassem.

Ao contrário do que divulgaram alguns blogs, de que a SDS estaria levando pessoas de ruas para a sede do Abrigo São Vicente e expondo os idosos da instituição ao perigo do coronavírus, a Prefeitura de Ilhéus contesta inteiramente todo o conteúdo da falsa notícia. Afinal, o ocorrido se refere a uma tentativa de parceria com a Casa de Retiro Nossa Senhora das Graças e que não foi concretizada, não tendo, assim, absolutamente nada relacionado com o Abrigo São Vicente de Paulo.

A Prefeitura de Ilhéus preza pelo trabalho profissional, sério e humanizado perante todos os munícipes, ao tempo em que reitera para que a população adote os devidos cuidados no respeito à quarentena e ao isolamento social, na prevenção do coronavírus e, também, das falsas notícias.

Léo Novais filia-se ao Podemos e vai concorrer à Câmara Municipal de Ilhéus

Ficha abonada pelo presidente Rubenilto Silva.

Ficha abonada pelo presidente Rubenilton Silva.

O blogueiro ilheense e ativista social Léo Novais filiou-se ao partido Podemos e entrou de vez na briga por uma vaga na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Léo, que tem importantes serviços sociais prestados no município, chega à sigla para fortalecer a legenda na disputa eleitoral que se aproxima.

“A escolha pelo Podemos aconteceu de forma natural. Trata-se de um partido pautado na ética, com perfil muito interessante e que preza por valores que eu acredito”, destacou Léo, acrescentando que o diálogo é uma das ferramentas importantes na construção de novas práticas politicas.

“Conversei bastante com os dirigentes do partido no município, alinhamos nossos ideais e acredito ter tomado a decisão acertada. Dei um passo muito importante e, agora, espero construir uma relação de colaboração mútua dentro do Podemos para chegarmos a um objetivo comum em outubro”, completou Novais. 

Léo diz acreditar que o momento pede por novas figuras políticas, com práticas e ideias distantes dos velhos vícios e que possam agregar ao crescimento do município, com o foco no desenvolvimento da sua população.

“Chegou a vez da juventude apresentar suas propostas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, colocando o ser humano como principal agente dessa transformação”, pontuou.

Léo Novais observou também que a aproximação entre agentes públicos e sociedade é um vetor importante para o empoderamento no meio político.

“Precisamos de representantes que tenham compromisso e um olhar diferenciado para as principais questões da nossa cidade. Não podemos mais perder tempo. Teremos muito trabalho pela frente, mas vamos construir uma caminhada limpa e saudável, visando o melhor para Ilhéus”, pontuou.

O diretório do Podemos em Ilhéus é presidido pelo atual secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva que, na análise de Léo, traz ainda mais credibilidade à legenda. “As pessoas que compõem o partido são de ótima índole e com conduta baseada na lisura e honestidade. Isso foi muito importante na minha decisão de caminhar com o Podemos ”, concluiu.

Idosa de 66 anos e homem de 33 são os novos casos de coronavírus em Ilhéus

Covid-19 em Ilhéus.

Covid-19 em Ilhéus.

Uma idosa de 66 anos e de um homem de 33 anos, ambos moradores no Malhado, são os dois novos casos registrados do coronavírus na cidade de Ilhéus. Agora, o município alcançou 10 pacientes positivos, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica do Município. 

Segundo a secretaria municipal de saúde, os dois pacientes encontra-se em isolamento total sem contato com os familiares. A idosa ao retornar de viagem de outro estado sentiu os sintomas da doença, quando imediatamente, manteve contato com a Vigilância, que procedeu a coleta, e o resultado positivo foi informado pelo Lacen na tarde desta sexta-feira (03). 

Câmara aprova reajuste para conselheiros tutelares de Ilhéus

Sessão extraordinária no Palácio Paranaguá.

Sessão extraordinária no Palácio Paranaguá.

A Câmara de Ilhéus aprovou o Projeto de Lei 012/2020, que altera o artigo 48 da Lei 3.709 de 25 de abril de 2014, atualizando o valor do salário dos conselheiros tutelares do município.

A aprovação ocorreu na sessão extraordinária que aconteceu no Salão Nobre do Palácio Paranaguá desta sexta-feira (03). A alteração concede aos membros titulares do Conselho Tutelar será concedido um adicional de risco de vida no valor de até 30% (trinta por cento) sobre o salário base.

O conselheiro tutelar suplente, que estiver substituindo o conselheiro tutelar titular, também terá direito ao recebimento dessa vantagem. O valor será proporcional ao período em que estiver no efetivo exercício da função.

Também foram aprovados o Projeto de Lei 011/2020, que proíbe o corte de fornecimento dos serviços públicos de energia elétrica, telefonia, gás e de água e esgoto, prestados ao consumidor, durante o estado de calamidade pública e o Projeto de Lei 010/2020, que dispõe sobre a Abertura de Crédito Adicional Especial.

Além destes, a Câmara aprovou também o Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) da Guarda Municipal de Ilhéus e o projeto que adiciona benefícios às categorias de profissionais do Samu por capacitação e cursos de aperfeiçoamento profissional.

Prefeito Mário Alexandre mantém comércio e ônibus suspensos

Comércio completamente vazio.

Comércio completamente vazio.

O transporte coletivo de Ilhéus e o comércio continuarão fechados por tempo indeterminado, como medida de prevenção contra a proliferação do novo coronavírus, de acordo com o decreto nº 020 assinado pelo prefeito Mário Alexandre (PSD) e publicado no Diário Oficial do Município no último dia 22 de março. 

A suspensão das atividades em Ilhéus se deu devido à fala do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na qual afirma que haverá rápido aumento no número de casos nos próximos 20 dias, que durará até junho. 

De acordo com dados da vigilância epidemiológica, até o momento, 8 pessoas foram infectadas com o coronavírus, com 48 casos suspeitos e 285 pessoas sendo monitoradas.

Prefeito de Buerarema determina abertura das feiras livres e comércio

Feiras irão reabrir gradativamente.

Feiras irão reabrir gradativamente.

O prefeito de Buerarema, Vinicius Ibrann (PSDB), determinou a retomada de alguns serviços na cidade. Sem nenhum caso de coronavírus, o gestor autorizou o funcionamento das feiras livres a partir de sábado (04), entretanto, só será permitida a atuação de feirantes locais da cidade. O decreto ainda determina que as barracas, com exceção das que já se encontram fixas no espaço destinado à feira, deverão manter afastamento mínimo de dois metros entre elas.

Os feirantes também devem evitar contato direto com os clientes, os quais devem obedecer, em filas, distância mínima de 1,5 metro entre eles. Já a partir de segunda-feira (6), o comércio local, como lojas de roupas, calçados e eletrodomésticos, vai ser retomado gradativamente, seguindo horários específicos de atendimento e medidas de prevenção ao coronavírus.

Apesar das liberações, o decreto mantém medidas de suspensão de atividades e prorrogou a suspensão de atividades religiosas, eventos esportivos, e funcionamento de academias, além da restrição de eventos com aglomeração de 30 pessoas ou mais pessoas.

Coronavírus: auxílio emergencial começará ser pago na próxima semana, diz ministro

Vários segmentos receberão o auxílio.

Vários segmentos receberão o auxílio.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, confirmou que o auxílio emergencial pode beneficiar de 65 milhões a 70 milhões de pessoas em meio à pandemia do coronavírus. A previsão é maior do que a última feita pela equipe econômica, de atender a 54 milhões de trabalhadores informais no país.

Onyx Lorenzoni informou que na manhã desta sexta-feira (3) será realizada uma reunião da Cidadania, com a Dataprev e a Caixa, para definir o cronograma e modelo de pagamento do auxílio emergencial. A ajuda será de R$ 600, por três meses, e pode chegar a R$ 1.200 por família.

O ministro disse que o pagamento começará a ser feito na próxima semana, no máximo, a partir de quarta-feira (8). A maior parte do pagamento será feita por meio de um aplicativo, que os informais vão baixar em seus celulares. Na ferramenta, o cidadão deve se autodeclarar elegível para o recebimento do auxílio e passa os dados de sua conta bancária. Confirmado que ele tem direito, o que deve ser rápido e informatizado, o dinheiro será creditado em sua conta.

Mensagem de Feliz Aniversário para o vereador Jerbson Moraes

Parabéns, JM!

Parabéns, JM!

A equipe do Site Fábio Roberto Notícias parabeniza o vereador e advogado Jerbson Morares (Jerbinho), pela passagem do seu aniversário, nesta sexta-feira (03). 

Pessoas como você têm o futuro garantido, que sabe fazer destas qualidades uma referência em toda a sua vida. E sabemos que é capaz disso, pois tem provado a cada dia com esforço, talento e compromisso. 

Essa mensagem é uma justa homenagem que prestamos por ocasião do seu aniversário, mas serve-nos também para lembrar-se da importância que você tem para todos nós. Que a felicidade seja constante em sua vida e a vitória uma certeza!

Feliz aniversário a esse amigo de todos, vereador Jerbson Moraes, JM!

Ilhéus: financeiras desrespeitam Decreto e são multadas

Fiscais no momento da autuação.

Fiscais no momento da autuação.

Apesar do decreto do prefeito Mário Alexandre (PSD) proibir que empresas abram as portas na cidade de Ilhéus, vários trabalhadores não foram liberados de suas jornadas diárias. O decreto determina que apenas serviços essenciais (supermercados, farmácias, açougues, centros de saúde, entre outros) sejam mantidos funcionando no Município. 

Nesta quinta-feira (02) durante operação no centro de Ilhéus, fiscais de posturas flagraram 04 financeiras de crédito funcionando normalmente, ferindo o Decreto Municipal, em virtude da pandemia do Coronavírus. 

Cada estabelecimento foi obrigado a fechar as portas e ainda foram multados cada um no valor de R$ 5 mil reais perfazendo um total de R$ 20 mil. Caso a loja reincida em descumprir o Decreto está sujeita de ter o alvará cassado. 

IMG-20200402-WA0784

IMG-20200402-WA0795

IMG-20200402-WA0783

IMG-20200402-WA0784

Operação Xavier: juíza quer saber se empresário está cumprindo medida cautelar

Cleomir precisa dá explicações.

Cleomir precisa dá explicações.

A juíza Emanuelle Vita Leite Armede, titular da 1ª Vara Crime da Comarca de Ilhéus, quer saber se o empresário e réu Cleomir Primo Santana, investigado na Operação Xavier do Ministério Público, está cumprindo com uma das medidas cautelares diversas à prisão. 

A nobre Juíza intimou o Ministério Público de Ilhéus e abriu prazo de dez dias, para certificar se o acusado está cumprindo a medida cautelar de comparecimento periódico em juízo, sob pena de prisão preventiva. 

O empresário é apontado pelo MP-BA de participar de organização criminosa na Câmara de Vereadores de Ilhéus, na gestão do ex-presidente Lukas Paiva (PSB), praticando crimes contra a administração pública, como fraudes em licitações e contratos, lavagem de dinheiro e peculato.   

Exclusivo: teste de coronavírus de policial civil de Ilhéus deu negativo

Policial não está com COVID-19.

Policial não está com COVID-19.

O exame do policial civil Márcio Anderson de Araújo Nascimento, 46 anos, suspeito de coronavírus deu negativo. A análise foi feita pelo LACEN (Laboratório Central de Salvador).

A noticia, segundo o Presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, deixou toda polícia civil e a população mais tranquilizada, porém, as orientações de prevenções devem continuar para que o vírus não seja disseminado, de acordo com as recomendações das autoridades em saúde.

Márcio Anderson é lotado na delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Ilhéus e, de acordo com o Sindpoc, o policial estará voltando às atividades na próxima segunda-feira (06), no sentido de atender a comunidade da melhor maneira possível.

IMG-20200402-WA0532

IMG-20200402-WA0524

anuncie whatsapp

ILHEUS TONELADAS DE LIXO SAO RECOLHIDOS NA OPERACAO CIDADE LIMPA

abril 2020
D S T Q Q S S
« mar    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  




web