prefeitura ilheus embasa





Vereador Pastor Matos reivindica reativação do Conselho do Idoso

Vereador Matos.

Vereador Matos.

O vereador Pastor Matos (PSD), atual presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara de Vereadores de Ilhéus, solicitou ao Executivo Municipal através do requerimento N° 034/2020, o retorno das atividades do Conselho Municipal do Idoso (COMI).

O órgão foi criado em 12 de dezembro de 2011, através da lei N° 3.590, com o objetivo de atuar na formulação e controle das políticas públicas e ações voltadas ao público idoso no âmbito do município de ilhéus, e atualmente encontra-se inativo.

De acordo com o vereador Pastor Matos, o conselho é de vital importância para a garantia dos direitos e da segurança dos idosos, que representam aproximadamente 10% da população ilheense, conforme dados do IBGE.

“Especialmente aqueles que já se encontram com idade mais avançada, sofrem com as limitações, a vulnerabilidade, maus tratos”, destacou o edil. “Diante da sensibilidade dessa causa, esperamos que o setor competente adote as providências necessárias, pois um órgão de tamanha importância para a sociedade não pode permanecer desativado” concluiu.

“Ilhéus e Itabuna estão com transmissão descontrolada”, afirma ex-ministro Mandetta

Mandetta comenta pandemia no sul da BA.

Mandetta comenta pandemia no sul da BA.

Por meio de uma live com o apresentador Fábio Porchat, o ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), fez uma referência sobre a explosão de casos da Covid-19 no sul da Bahia, e citou as cidades de Ilhéus e Itabuna como municípios com “transmissão descontrolada”. 

A declaração de Mandetta consiste no momento em que Ilhéus atingiu 610 casos nesta quinta-feira (04), com 31 pacientes internados na UTI respirando com ajuda de aparelhos e um saldo até agora, de 36 pessoas mortas pela doença. Existe há possibilidade da explosão de novos casos, em decorrência da reabertura gradual do comércio, que iniciou na última quarta-feira (03) e provocou enorme aglomeração e tumulto na área central da cidade. 

Em Itabuna a situação é mais crítica. Mesmo com o toque de recolher determinado pelo prefeito Fernando Gomes (PSC) e o governador Rui Costa (PT), a cidade fechou a quinta-feira com 1083 casos confirmados, além de 13 pessoas internadas na UTI e 46 mortes por coronavírus. 

Itabuna também decidiu reabrir o comércio, na próxima segunda-feira (8). O prefeito deu uma declaração durante entrevista a uma emissora de TV da cidade, que não aguentava mais a pressão das igrejas e dos empresários, em meio a contaminação comunitária que se alastra por toda a cidade. 

Vídeo:

CDL comemora reabertura do comércio de Ilhéus

Comércio abrindo gradualmente.

Comércio abrindo gradualmente.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus vem tornar público seu posicionamento sobre os primeiros dias após a reabertura gradual do comercio local, iniciado na última quarta-feira, dia 3 de junho.

Temos ciência de que quase que a totalidade dos lojistas do centro comercial local está cumprindo todas as normas presentes no decreto municipal 042/2020. Intensificamos nosso apoio e parceria para garantir que todos os comerciantes possam abrir com segurança e com total responsabilidade em seguir as recomendações dos órgãos responsáveis.

Apoiamos de maneira efetiva todo o trabalho feito pela equipe de agentes de fiscalização da Prefeitura de Ilhéus e seguimos acompanhando todas as suas ações para garantir que todos estejam funcionando de forma correta, segura e responsável. Foram mais de 70 dias de portas fechadas e mesmo com muita vontade em trabalhar, sabemos que precisamos estar focados em garantir a segurança de todos.

Precisamos continuar avançando no enfrentamento a doença, sendo rígidos no cumprimento das medidas de segurança e atuando como agentes fiscalizadores uns dos outros, para que todos nos mantenhamos protegidos. Lembramos que a grande parte dos lojistas tem se empenhado em aderir ä todas as normas dos órgãos competentes e o coletivo não pode ser apontado de forma injusta por conta de uma minoria, já que temos ciência de que algumas lojas abriram suas portas desrespeitando o decreto municipal, gerando aglomerações desnecessárias e um mau estar entre os lojistas que estão seguindo todos os passos corretamente.

Vamos continuar lutando por um comercio forte e sabemos da nossa responsabilidade em garantir a segurança de todos.

Homem que ostentava armas pesadas é assassinado na zona sul de Ilhéus

Homem ainda tentou correr dos atiradores.

Homem ainda tentou correr dos atiradores.

Um homem ainda sem identificação foi executado com vários tiros por volta das 13h30, desta quinta-feira (04) na zona sul de Ilhéus. O crime ocorreu nas proximidades do condomínio Costa Azul e do clube da AABB. Uma câmera de videomonitoramento de um dos estabelecimentos registrou o crime. 

De acordo com a polícia, a vítima estava na garupa de uma moto e, ao chegar na praia, foi recebido a tiros por dois homens, que perseguiram e mataram em frente ao condomínio, com pistola .380 em plena luz do dia. 

O SAMU ainda foi acionado procedeu a reanimação, mas o homem não resistiu. Na cena do crime, o departamento de polícia técnica encontrou no chão vários projéteis de pistola espalhados próximo do corpo.  

O homem contava com passagens em várias delegacias por homicídios, assaltos, tráfico de drogas, roubos a veículos, além de ostentar armas de grosso calibre, munições variadas e dinheiro. 

O crime será investigado pelo Núcleo de Homicídios da 7ª Coorpin.  

Vídeo: 

913e1123-48fe-4a20-b0ab-a980ba9f1807 d731fdee-f132-4110-87d2-b0319d12a6e4

Para evitar aglomeração, TSE autoriza convenções partidárias de forma virtual

Convenções virtuais em todo o país.

Convenções virtuais em todo o país.

A realização de convenções partidárias de forma virtual pelos partidos para as eleições de 2020 foi autorizada nesta quinta-feira (4) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em virtude da pandemia do coronavírus.

De acordo com TSE, os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas necessárias para realizarem as convenções. Pelo calendário, as reuniões devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto

Nas convenções são definidos os candidatos a prefeito, vice e a vereador, bem como as coligações partidárias na chapa majoritária. A eleição está agendada para outubro, mas a tendência é que essa data seja alterada em virtude da pandemia. A mudança depende do Congresso Nacional.

Recepcionistas do Hospital Costa do Cacau são flagrados sem máscaras

Perigo à vista no Hospital.

Perigo à vista no Hospital.

Funcionários que trabalham na recepção do Hospital Regional Costa do Cacau não estão usando máscaras ou luvas apesar da pandemia de coronavírus. O flagrante foi feito por um cidadão na noite da última terça-feira (02).

Imagens feitas com um celular mostram dois recepcionistas da unidade sem qualquer equipamento de proteção, mesmo no atendimento ao público, colocando a vida das pessoas em risco.

Ainda de acordo com o cidadão, desde o momento em que ficou na recepção do hospital presenciou várias pessoas sendo atendidas pelos funcionários totalmente fora dos padrões de segurança e sem o uso dos equipamentos de proteção individual

Homem com deficiência mental está desaparecido em Ilhéus

Não é a 1ª vez que ele sai de casa.

Não é a 1ª vez que ele sai de casa.

A família está a procura de Gildo Teixeira dos Santos, 50 anos, residente na Rua da Horta, zona norte de Ilhéus, que desapareceu há 05 dias. 

Segundo a irmã, o homem, que é deficiente mental, aproveitou que a porta da casa estava aberta para fugir no último sábado (30) por volta das 10hs.

O registro de ocorrência foi feito na delegacia de Ilhéus, após a família procurar nos hospitais, departamento de polícia técnica e até nos centros de recuperação. 

Qualquer informação pode ligar no número de telefone (73) 98148-6677 – falar com Joselita. 

Vereador Jerbson Moraes testa negativo para o coronavírus

JM discursando no plenário da CMI.

JM discursando no plenário da CMI.

O vereador e advogado Jerbson Moraes, também conhecido por Jerbinho (PSD) testou negativo para a Covid-19. A informação foi confirmada pelo assessor parlamentar Adilson Neves na manhã desta quinta-feira (04) no programa Na Boca do Povo, que ele mesmo apresenta na Rádio Baiana de Ilhéus. 

Jerbson fez o teste rápido após o servidor Adenilton Arouca ser diagnosticado com o novo coronavírus na semana passada, onde o mesmo encontra-se em isolamento domiciliar.  

Seguindo todos os protocolos das autoridades em saúde do Município, o parlamentar ficará em quarentena pelas próximas duas semanas a fim de evitar qualquer possibilidade de contágio. 

Morre o radialista Waldeny Andrade aos 84 anos

Waldeny era um gigante da comunicação.

Waldeny era um gigante da comunicação.

O Site Fábio Roberto Notícias lamenta com profundo pesar o falecimento do radialista, jornalista e escritor Waldeny Andrade aos 84 anos de idade.

Waldeny estava internado no Hospital Costa do Cacau e veio à óbito às 23hs desta quarta-feira (04). O corpo será velado no SAF de Itabuna, e a família ainda não informou o horário do sepultamento.

O profissional reconhecido em toda Bahia teve passagens nas rádios AM Difusora, Nacional e chegou a ser diretor da rádio jornal de Itabuna. 

Ilhéus: Associação de guias e condutores de turismo farão protesto pela aprovação de projeto de lei

Ato será realizado nas escadarias da Catedral.

Ato será realizado nas escadarias da Catedral.

A AGCTI, Associação de Guias e Condutores de Turismo de Ilhéus, fará uma ação no próximo domingo, dia 07, a partir das 9h, nas escadarias da Catedral.

Trata-se de uma manifestação ordeira pela aprovação do Projeto de Lei 23.845/2020, com apresentação de cartazes e música de protesto.

A ação idealizada por membros da diretoria, contará com o apoio da secretaria de Turismo, onde o secretário disponibilizou suporte para tal acontecimento, além da presença dos veículos de comunicação para noticiar o fato.

A gravação será feita por colegas que disponibilizam de câmera profissional e drone.

Presentes estarão Guias, Condutores e Monitores de Turismo de Ilhéus.

Coronavírus: Ministério Público pede suspensão de decreto que reabriu comércio em Ihéus

Aglomeração na reabertura do comércio.

Aglomeração na reabertura do comércio.

O Ministério Público estadual requereu à Justiça que determine o fechamento dos estabelecimentos e a suspensão de todas as atividades comerciais não essenciais de Ilhéus, cuja reabertura foi estabelecida por decreto municipal pulicado nesta segunda-feira, dia 1º. Em ação civil pública ajuizada hoje, dia 3, o promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho solicita decisão liminar que suspenda os efeitos do decreto.

Conforme a ação, a reabertura deve estar condicionada a cenário epidemiológico favorável, com disponibilidade regular dos leitos de UTI existentes no município, estabilização do número de casos ativos, diminuição da taxa de letalidade do coronavírus, redução contínua da taxa de infecção diária e aumento do índice de isolamento social local. Segundo o promotor, os dados sobre pandemia em Ilhéus mostram que o cenário segue desfavorável, ao contrário do que alega estudo técnico apresentado pelo governo municipal para fundamentar o decreto.

Segundo dados apresentados na ação, coletados dos últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a taxa de ocupação dos 31 leitos de UTI para Covid-19 permaneceu em 100% em quase todos os dias entre o período de 21 de maio a 2 de junho de 2020, com exceção do dia 31, quando 27 leitos estavam ocupados.  No boletim de ontem dia 2, foram registrados cinco novos óbitos nas últimas 24 horas, chegando a um total de 34 mortes por coronavírus em Ilhéus, número menor apenas que Salvador e Itabuna. “Circunstância essa que, de plano, desperta dúvida se tais óbitos teriam sido causados justamente pela inacessibilidade aos leitos de UTI, diante da máxima lotação acima citada”, afirmou o promotor.

:: LEIA MAIS »

Urgente! Coronavírus se alastra entre funcionários da Mucambo de Ilhéus

Empresa está contaminada.

Empresa está contaminada.

Pânico total entre funcionários, familiares e amigos em função da notícia dando conta que a maior parte dos funcionários da fábrica Mucambo em Ilhéus, contraíram o coronavírus.

Atribui-se a culpabilidade à administração da fábrica que observa-se constantemente que os funcionários ficam em setores interligados,próximos um dos outros, dividindo banheiros e refeitórios, ônibus e área de lazer.

Outro ponto a ser destacado é que as mínimas medidas que poderiam ser tomadas, a exemplo de máscaras em quantidade, álcool em Gel, desinfecção dos setores e afastamento das pessoas acometidas pelo covid-19 em tempo hábil não foram tomadas.

Vale salientar que os trabalhadores já haviam denunciado a muito tempo o descaso e a falta de compromisso da empresa, contudo a Mucambo, ao invés de oferecer condições de trabalho, decidiu promover perseguições gratuitas aos trabalhadores que recorreram a imprensa para relatar mais um absurdo sem precedentes da empresa. 

Do Site Ilhéus Notícias.net

anuncie whatsapp

ILHEUS TONELADAS DE LIXO SAO RECOLHIDOS NA OPERACAO CIDADE LIMPA

junho 2020
D S T Q Q S S
« maio    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  




web